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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Hortaliças. |
Data corrente: |
06/05/2004 |
Data da última atualização: |
06/05/2004 |
Autoria: |
TOSCANO DINIZ, B. L. M.; SANTOS, C. G. dos; SANTOS, D. dos; ALBUQUERQUE, J. H. de; CAVALCANTE, L. F. |
Título: |
Influencia da salinidade da água de irrigação sobre a germinação e crescimento inicial do maxixe (Cucumis anguria L.). |
Ano de publicação: |
2003 |
Fonte/Imprenta: |
Horticultura Brasileira, Brasília, v. 21, n. 2, jul. 2003. Suplemento 2. |
Idioma: |
Português |
Notas: |
Trabalho apresentado no 43º Congresso Brasileiro de Olericultura, 2003. Publicado também como resumo em: Horticultura Brasileira, Brasília, v. 21, n. 2, p. 346, jul. 2003. Suplemento 1. |
Thesagro: |
Crescimento; Cucumis Anguria; Germinação; Irrigação; Maxixe; Salinidade; Solo Salino. |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
LEADER 00950naa a2200253 a 4500 001 1775789 005 2004-05-06 008 2003 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aTOSCANO DINIZ, B. L. M. 245 $aInfluencia da salinidade da água de irrigação sobre a germinação e crescimento inicial do maxixe (Cucumis anguria L.). 260 $c2003 500 $aTrabalho apresentado no 43º Congresso Brasileiro de Olericultura, 2003. Publicado também como resumo em: Horticultura Brasileira, Brasília, v. 21, n. 2, p. 346, jul. 2003. Suplemento 1. 650 $aCrescimento 650 $aCucumis Anguria 650 $aGerminação 650 $aIrrigação 650 $aMaxixe 650 $aSalinidade 650 $aSolo Salino 700 1 $aSANTOS, C. G. dos 700 1 $aSANTOS, D. dos 700 1 $aALBUQUERQUE, J. H. de 700 1 $aCAVALCANTE, L. F. 773 $tHorticultura Brasileira, Brasília$gv. 21, n. 2, jul. 2003. Suplemento 2.
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Registro original: |
Embrapa Hortaliças (CNPH) |
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Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
URL |
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Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Amazônia Ocidental; Embrapa Rondônia. |
Data corrente: |
24/04/2023 |
Data da última atualização: |
29/09/2023 |
Tipo da produção científica: |
Capítulo em Livro Técnico-Científico |
Autoria: |
OLIVEIRA, V. B. V.; MACHADO, C.; SILVA, R. K. da; RIBEIRO, A. B. de S.; SCABIN, A. |
Afiliação: |
VANIA BEATRIZ VASCONCELOS OLIVEIRA, CPAF-RO; CLARA MACHADO, INSTITUTO JURUÁ; RENATA KELLY DA SILVA, CPAF-RO; ADRIANA BARBOSA DE SOUZA RIBEIRO, CPAA; ANDRESSA SCABIN, INSTITUTO JURUÁ. |
Título: |
Educomunicação na educação não formal: formação cidadã para o desenvolvimento sustentável na Amazônia. |
Ano de publicação: |
2023 |
Fonte/Imprenta: |
Belém, PA: RBF, 2023. |
Páginas: |
Cap. 5, p. 88-116. |
Série: |
(Cadernos ABPCom, v. 1). |
ISBN: |
978-65-5889-522-0 |
DOI: |
10.46898/rfb.9786558895220.5 |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
Este artigo tem por objetivo discutir questões relacionadas ao campo da educomunicação, abordando a parceria interinstitucional entre a Embrapa e o Instituto Juruá (organização governamental e não-governamental, respectivamente) atuando em apoio a coletivos de comunicação popular, por meio da realização de processo formativo de comunicação e educação para a promoção do desenvolvimento sustentável. O lócus da análise se situa em uma experiência de capacitação em educomunicação, realizada com jovens de comunidades extrativistas no Médio Juruá, na Amazônia Ocidental. A questão objeto de análise é a pertinência da contribuição das práticas educomunicativas, aplicadas no evento, para alcançar os objetivos de aprendizagem em Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS), esta que é apontada como instrumento fundamental para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS, da Agenda 2030. Como suporte teórico para as discussões, recorremos à literatura em educomunicação socioambiental e o guia lançado pela Unesco, agência especializada da ONU, que define os objetivos de aprendizagem a serem aplicados especialmente na EDS. Os resultados aportam contribuições da Ciência da Comunicação para o desenvolvimento de práticas educomunicativas aplicáveis na educação não formal e para o alcance da meta 4.7 do ODS 4 - Educação de Qualidade, destacando não só a pertinência das práticas educomunicativas, mas também da parceria interinstitucional atuando na EDS. |
Palavras-Chave: |
Amazocom; Amazonas; Amazônia Ocidental; Carauari (AM); Instituto Juruá; RESEX do Médio Juruá; Western Amazon. |
Thesagro: |
Agricultura Sustentável; Capacitação; Comunicação; Comunidade Rural; Cooperativa de Produtores; Curso; Educação Ambiental; Programa de Computador; Transferência de Tecnologia. |
Thesaurus NAL: |
Computer software; Cooperatives; Education programs; Rural communities; Sustainable agriculture; Technology transfer. |
Categoria do assunto: |
B Sociologia Rural |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/doc/1153304/1/cpafro-18947.pdf
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Marc: |
LEADER 02962naa a2200481 a 4500 001 2153304 005 2023-09-29 008 2023 bl uuuu u00u1 u #d 020 $a978-65-5889-522-0 024 7 $a10.46898/rfb.9786558895220.5$2DOI 100 1 $aOLIVEIRA, V. B. V. 245 $aEducomunicação na educação não formal$bformação cidadã para o desenvolvimento sustentável na Amazônia.$h[electronic resource] 260 $c2023 300 $aCap. 5, p. 88-116. 490 $a(Cadernos ABPCom, v. 1). 520 $aEste artigo tem por objetivo discutir questões relacionadas ao campo da educomunicação, abordando a parceria interinstitucional entre a Embrapa e o Instituto Juruá (organização governamental e não-governamental, respectivamente) atuando em apoio a coletivos de comunicação popular, por meio da realização de processo formativo de comunicação e educação para a promoção do desenvolvimento sustentável. O lócus da análise se situa em uma experiência de capacitação em educomunicação, realizada com jovens de comunidades extrativistas no Médio Juruá, na Amazônia Ocidental. A questão objeto de análise é a pertinência da contribuição das práticas educomunicativas, aplicadas no evento, para alcançar os objetivos de aprendizagem em Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS), esta que é apontada como instrumento fundamental para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS, da Agenda 2030. Como suporte teórico para as discussões, recorremos à literatura em educomunicação socioambiental e o guia lançado pela Unesco, agência especializada da ONU, que define os objetivos de aprendizagem a serem aplicados especialmente na EDS. Os resultados aportam contribuições da Ciência da Comunicação para o desenvolvimento de práticas educomunicativas aplicáveis na educação não formal e para o alcance da meta 4.7 do ODS 4 - Educação de Qualidade, destacando não só a pertinência das práticas educomunicativas, mas também da parceria interinstitucional atuando na EDS. 650 $aComputer software 650 $aCooperatives 650 $aEducation programs 650 $aRural communities 650 $aSustainable agriculture 650 $aTechnology transfer 650 $aAgricultura Sustentável 650 $aCapacitação 650 $aComunicação 650 $aComunidade Rural 650 $aCooperativa de Produtores 650 $aCurso 650 $aEducação Ambiental 650 $aPrograma de Computador 650 $aTransferência de Tecnologia 653 $aAmazocom 653 $aAmazonas 653 $aAmazônia Ocidental 653 $aCarauari (AM) 653 $aInstituto Juruá 653 $aRESEX do Médio Juruá 653 $aWestern Amazon 700 1 $aMACHADO, C. 700 1 $aSILVA, R. K. da 700 1 $aRIBEIRO, A. B. de S. 700 1 $aSCABIN, A. 773 $tBelém, PA: RBF, 2023.
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Embrapa Rondônia (CPAF-RO) |
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